Eixo Rio-São Paulo domina o Brasileirão por pontos corridos.

Publicado: 4 de dezembro de 2012 em Futebol
Tags:, , , , , , , ,

brasileirao2012_630

Passados dez anos da nova fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, a hegemonia de títulos fica por conta dos times do eixo Rio-São Paulo.

Os paulistas são os maiores vencedores com seis títulos, cariocas logo em seguida com três e pra fechar os mineiros ganharam um título sendo o primeiro do novo formato.

Desde 2003, com o título do Cruzeiro, nenhum clube fora do eixo ganhou o Brasileirão. O Inter foi o que chegou mais perto em 2005 quando o apito atrapalhou o campeonato.  

O que falta para os times das outras regiões do Brasil ganhar o Brasileirão?

O Grêmio é um time copeiro, o seu último título nacional foi em 2001 e o Brasileirão foi em 1996. Chegou perto do título brasileiro em 2008 e foi finalista da Libertadores é verdade, mas é muito tempo para um clube com a torcida que tem ficar sem ganhar um Brasileirão.

O Cruzeiro após aquele excelente time de 2003 fica sempre pelo caminho, sempre tem um time competitivo, já chegou a final de Libertadores e esta sempre participando dos campeonatos internacionais, mas ultimamente só tem ganhado estadual.  

Inter sempre entra como um dos favoritos ao título do Brasileirão, mas com o decorrer do campeonato o time sofre um apagão e acaba ficando pra trás. Em compensação nos últimos anos quando se fala de títulos internacionais o Inter cresce e é sempre um forte candidato ao título, mas o assunto do post é ser campeão nacional e o Inter vem devendo neste quesito.

O Atlético Mineiro voltou a aparecer entre os grandes neste campeonato de 2012. Ficou um bom tempo lutando na parte debaixo da tabela sempre com jogadores renegados dos outros clubes. Agora parece que vai voltar a ser mais competitivo.

Os clubes do Nordeste, Paraná e Santa Catarina brigam para se manter na primeira divisão. Raramente briga por vaga na Libertadores.

Claro que não é só festa para os paulistas e cariocas. Os grandes clubes já foram rebaixados para a segunda divisão, inclusive o Palmeiras novamente. Mas não podemos negar que esta década foi dominada por paulistas e cariocas.  

Vale ressaltar que a Copa do Brasil também é dominada por paulistas e cariocas, após 2003 somente o Sport de Recife em 2008 conseguiu o título inédito.

Siga o twitter – Ananias

Curta a Fan Page – Blog do Ananias

Imagem – Reprodução

Anúncios
comentários
  1. marcelo disse:

    O que falta para os times de outras regiões ganharem é parar com a roubalheira dos juízes a favor dos times do eixo rio-sp. Não é a toa que lideram o ranking de pontos.

    Curtir

  2. Marcão disse:

    O que falta é a cota da tv ser igual para todos os times, tem time do Rio que nao põem 15 mil torcedores no estadio e tem cota de tv maior que os de Minas, Rs e Pr que sempre têm mais de 17 mil. A Globo faz o campeonato para ela.

    Curtir

  3. Rodrigo Sousa Tavares Wolski disse:

    Marcelo, nem todos do eixo são corruptos, na real só deveriam mandar o Corinthians pro RJ, daew fecho, mas no caso, a cbf manipuladora caiu, veremos o que vai rolar agora em em diante.

    Marcão, acerto na tampa, é isso e um pouco mais de ambição dos clubes de fora, tenque mete a cara e fazer acontecer. Hj em dia os patrocínios e cota ajudam muito trazendo melhoras em campo, estrutura e elenco.

    Outro FATO é, deem um jeito de larga a Globo. Globo manipuladora, corrupta e Imparcial.

    Times de SP sofrem nas mãos dessa corrupção, sofre menos mas Sofre!

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s